sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Marketing...

















Como o único dos participantes deste blog que estuda o tema, posso afirmar com quase nenhuma parcialidade que quem entende de marketing é o Santos. Demorou até que Marcelo Teixeira e sua trupe percebessem que a grandeza do Maior do Século não se compara, nem de perto, ao resto dos paulistas.

Vou agora de termos da área do marketing. Quando o Santos, há quatro anos abriu o Memorial das Conquistas, agregou valor ao nome do Santos. Depois, abriu seu estádio para visitação, e após a conclusão do CT Rei Pelé fez o mesmo.

Não faz muito que saiu no Globo Esporte que poucos clubes têm museus. E pior... apenas três são rentáveis. Apenas Santos, Grêmio e Corinthians lucram com seus museus. E como também dito, o Santos é o clube que recebe o maior número de visitas ao seu museu. Grandeza no marketing! Dinheiro no bolso!

Lá pelos meados de 2006, o Departamento de Marketing do Santos relançou os mascotes do clube. “Nasceram” então Baleião e Baleinha. Uma estratégia perfeita. Com os novos mascotes, o clube descobriu mais uma forma de arrecadação. Cadernos, pelúcia, lápis, canetas e até revistinha.

Pois bem, os mascotes também agregaram valor a marca do Santos. Além disso, os mascotes cativam os pequenos, fazendo com que as crianças torçam para o Santos também por causa dos mascotes.

Foram só os santistas que acharam boa a idéia de reinventar os mascotes santistas?? Nananinanão! O Santos venceu, em 2007, o prêmio Marketing Best. Além disso, foi a única entidade desportiva na disputa.

Na segunda feira próxima, o clube lança um novo ônibus turístico, com caricaturas de ídolos do passado e do presente nas janelas. Na boa? Genial! Assim, tanto os santistas da época de Pelé quanto os dos tempos de Robinho vêem seus ídolos no ônibus. O novo ônibus fará o seguinte trajeto: Sai da Vila, anda pelas praias, e retorna a Vila. Levando assim santistas ao estádio, para visitar a Umbro Store e também o Memorial. Resumindo... mais $!

E agora que Marcelo Teixeira e um tal de Édson Arantes fizeram as pazes... Pronto! A última cartada que o Santos da para contar com Verón para a temporada de 2009 foi a seguinte: O meia vestirá a camisa 10 do Santos (por sinal, a camisa mais pesada do mundo... atrás apenas da que o Ronaldinho veste) e receberá a camisa das mãos de Pelé. É gente, já corre na internet que a proposta está balançando a cabeça do jogador.

Ou seja, querem ganhar dinheiro com o esporte de uma forma inteligente e ÚTIL (vender tufos de grama e pedaçõs de rede velha não é lá das melhores né?)?

Cola na do Santos que você brilha!

Abraços a todos do torcedor do Melhor Time do Século nas Américas.

Um comentário:

Carol disse...

Não sou do ramo do marketing, mas confesso que tal departamento é um dos mais eficientes do clube.
Aliás, sou ré confessa e fã incondicional do Baleião e da Baleinha. Dá pra ter mascotes mais simpáticos?